Como gerenciar uma equipe remota

Utilizando o Bitrix24 para atingir resultados com política de home office

Como gerenciar uma equipe remota com o Bitrix24

João Melo

De acordo com o estudo da Ernst and Young realizado em 2015, uma das principais preocupações dos funcionários era o “poder de trabalhar com flexibilidade e mesmo assim estar no bom caminho para a promoção”. Diz-se que o trabalho remoto irá substituir o trabalho de escritório até 2020. Mas, embora o trabalho remoto forneça toneladas de benefícios aos empregadores e empregados, também há muitos desafios. Não é excepcional ver trabalhadores remotos lutando para obter uma visão panorâmica e se tornar parte da empresa. Os empregadores também têm medo de que não conseguirão realizar o trabalho e considerem o trabalho remoto do ponto de vista da produtividade e eficiência. 

O trabalho remoto é um fenômeno relativamente novo, portanto, não há informações suficientes para apoiar a transição. Mas quando você já tenha estabelecido um sistema de trabalho, fazer parte de uma equipe virtual e gerencia-la traz resultados surpreendentes para o bem-estar da empresa e dos funcionários sem esforço algum. 

Aqui está como tornar o trabalho remoto benéfico para ambas as partes: 


SIMPLIFIQUE A COMUNICAÇÃO

Apesar da prevalência de aplicativos de mídia social, nós ainda acreditamos inconscientemente em uma conexão real cara-a-cara. A linguagem corporal torna mais fácil para nós entendermos a outra pessoa e enfatizarmos com ela. Surpreendentemente, muitas pessoas não sentem que estão falando com um ser humano real quando estão comunicando via mensagens de texto, então a escolha de ferramentas de comunicação é crucial para estabelecer uma conexão real e garantir que as instruções sejam percebidas da maneira correta.

Com uma variedade de ferramentas de comunicação no Bitrix24, como conferências de video, bate-papos em grupo e mensagens instantâneas, seus funcionários se tornam uma parte indispensável da equipe. Você pode ficar em contato com os membros de sua equipe, dar feedback em tempo real e realizar reuniões com um número ilimitado de participantes. Ter acesso a muitas ferramentas de comunicação também oferece aos funcionários um sentimento de segurança, pois eles sabem que podem entrar em contato com você a qualquer momento para compartilhar seus problemas.


TORNE-SE UM MESTRE DE COORDENAÇÃO

Com muitos membros da equipe e tarefas concorrendo pela sua atenção, o trabalho pode facilmente se tornar um pesadelo. Os gerentes de equipes remotos costumam reclamar que não conseguem controlar o que os membros da equipe estão fazendo. O trabalho remoto baseia-se principalmente na noção de confiança. Você simplesmente tem que acreditar que o trabalho será feito. Mas ao mesmo tempo você deve prestar contas aos seus clientes. Então, como é que você pode manter o projeto no bom caminho, dando flexibilidade suficiente aos membros de sua equipe?

Os recursos de gerenciamento de tarefas do Bitrix24 oferecem uma variedade de instrumentos para gerenciar sem esforço uma equipe remota. Ao planejar as tarefas com antecedência e atribuí-las aos membros de sua equipe, você pode garantir que todos os funcionários saibam o que está na agenda deles. Em seguida, você pode ver o progresso da tarefa, visualizar quantas tarefas ainda estão em curso e quantas já foram concluidas. 


ABRACE A CULTURA DA EMPRESA

O maior desafio de gerenciar uma equipe remota é fazer com que as pessoas se sintam parte da equipe. Você pode ser um membro da equipe no papel, mas é a atmosfera geral da empresa que faz com que você acredite que é aceito e apoiado. Fazer parte da cultura da empresa ajuda os funcionários remotos a permanecerem motivados, à medida que começam a visualizar o panorama geral e aspiram à visão e aos valores da marca da empresa.

A interface do Bitrix24 atua como uma rede social com um fluxo de atividades, botão Curtir, emblemas de apreciação, anúncios e conversas. Quando empregados remotos os usam, eles acabam se tornando uma parte verdadeira da equipe. Costumávamos ir a um escritório para nos conectar com nossos colegas de trabalho, e a intranet social Bitrix24 cria o mesmo ambiente de escritório, mas no espaço digital.


RASTREIE A PRODUTIVIDADE

Ter confiança mútua e dar boas-vindas aos funcionários para a cultura da empresa é um longo caminho. Mas, como proprietário de uma empresa, você ainda quer ter certeza de que o negócio seja lucrativo e os projetos sejam completados.

Quando se trata de funcionários remotos e do uso de seu tempo, você quer ter um indicador claro do progresso e produtividade deles. Com o rastreamento de tempo no Bitrix24, você pode adicionar o tempo estimado necessário para a tarefa. Assim os membros da equipe remota irão rastrear o tempo gasto para executá-la. O controle de tempo dá aos funcionários liberdade pessoal suficiente para planejar o dia, mas também oferece uma imagem clara da produtividade e da rentabilidade.


APOIE AS CARREIRAS E ASPIRAÇÕES DOS FUNCIONÁRIOS

Por fim, os funcionários remotos não são tão diferentes dos funcionários de escritório. Eles têm objetivos e aspirações e querem ver o progresso de sua carreira. Como gerente, é sua responsabilidade ajudar as pessoas a se desenvolver pessoal- e profissionalmente, para que elas tenham um incentivo adicional para ficar na empresa. Muitos funcionários remotos não veem todas as oportunidades que a empresa oferece no local. É por isso que muitas vezes os funcionários remotos não ficam com as empresas por tempo suficiente - há essa percepção de que o avanço na carreira para funcionários remotos não seja possível. Quando você contrata funcionários remotos, é necessário destacar os possíveis benefícios e promoções desde o início e também guiar o empregado por sua jornada de avanço na carreira enquanto eles estiverem no trabalho.

Quando os membros da equipe remota vêem regularmente seu futuro pessoal ligado ao futuro da empresa, eles se tornam altamente engajados e motivados e tendem a permanecer por mais tempo. Como usuário do Bitrix24, você pode estabelecer um relacionamento consistente com funcionários remotos: de ferramentas de comunicação em tempo real a recursos de gerenciamento de tarefas fáceis de usar, seus funcionários o verão como um líder organizado, solidário e atencioso.


PALAVRA FINAL

Resumindo, aprender a gerenciar funcionários remotos se trata de colocar bastante esforço e ter paciência. Leva tempo para contratar funcionários experientes que conhecem os truques da experiência de trabalho remoto e construir uma cultura que apoie a familiarização na empresa. Mas com a atitude certa e ferramentas digitais como o Bitrix24, você pode superar todos os desafios e construir uma equipe verdadeiramente produtiva.

.

.

LEIA TAMBÉM:

Acesso especial devido à pandemia do Coronavirus

.

.

Recife, 17 de março de 2020 | Publicado originalmente por Viktoryia Solovyova no blog do Bitrix24

Fale conosco

Para saber mais sobre nossos serviços e realização de orçamentos.

O formulário de CRM será exibido aqui